quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Torta salgada de frios para um dia cansativo

Ontem foi um dia mais cansativo e corrido que o normal. Não tive tempo de preparar nem mesmo um almoço rápido, e acabamos nos contentando com uma saladinha verde temperada apenas com azeite e sal, e uns ovinhos mexidos. 

A tarde foi ainda mais acelerada, e chegamos em casa já no finalzinho do dia, exaustos (o calor infernal que fez pelas bandas de cá, certamente contribuiu)... mesmo assim, se eu não cozinho alguma coisa gostosa, parece que ficou faltando algo no meu dia. Logo me veio à cabeça um pratinho que a família aqui adora, e é bastante prático: uma torta salgada de frios.

Essa torta, além de deliciosa, é muito versátil. Eu fiz o recheio com os frios que tinha na minha geladeira (peito de peru e queijo), mas dá para variar o recheio: salame e provolone, atum e frango, são excelentes pedidas. Além de tudo, é levinha, e mesmo para come a noite, não pesa demais no estômago, causando aquele mal estar de quando comemos demais.

Já fiz muito essa torta por aqui em diversas ocasiões, e sempre fez bastante sucesso. É um prato bastante simples, nível zero de dificuldade. Mas acreditem: vale super a pena, seja para o café da manhã, um brunch ou chá da tarde.

Chamei o pequeno, que como sempre, veio me ajudar, todo animado (não sei de onde ele tira tanta energia), e em menos de 1 hora, estavamos com nosso delicioso lanchinho pronto!



Torta Salgada de Frios:

Ingredientes:

- 3 ovos
- 2 xícaras de leite
- 1/2 xícara de óleo (usei óleo de girassol)
- 1/2 xícara de parmesáo ralado
- 1 colher de chá de sal
- 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 e 1/2 xícara de amido de milho
- 1 colher de sopa de fermento químico
- 300g. de peito de peru picadinho
- 300g. de queijo prato (ou mussarela) ralado ou picadinho
- 3 tomates cortados em cubinhos
- 1 cebola picadinha
- 1/2 vidro de azeitonas picadas
- 1 colher de sopa de orégano ou temperos de sua preferência
- sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer: 

1) Preaqueça o forno a 200º C,

2) Numa tigela, misture os ingredientes do recheio:  peito de peru, queijo, tomates, cebola, azeitona, orégano, sal e pimenta. Reserve.

3) Leve ao liquidificador os ovos, leite, óleo, parmesão e sal, e bata bem. Enquanto isso, misture numa vasilha a farinha de trigo, o amido de milho e o fermento. 

4) Jogue sobre os secos o  creme batido no liquidificador, formando uma massa. A massa ficará bem líquida. Eu costumo voltar com ela para o liquidificador por uns 5 minutinhos, para desfazer eventuais pelotinhas de farinha e amido de milho.

5) Num refratário de vidro que possa ir ao forno, quadrado ou retangular (usei quadrado, de 22 x 22 cm), despeje metade da massa. Coloque por cima o recheio, que estava reservado, por todo o refratário, para que nao fique nenhum pedacinho da torta sem ele. 

6) Coloque o restante da massa por cima do recheio, e leve ao forno por cerca de 30 minutos, ou até que espetando um palito no centro da massa, ele saia limpo.  Retire do forno, deixe esfriar um pouquinho e corte em quadrados.



Você pode comer a torta quente ou em temperatura ambiente: ela fica deliciosa, de qualquer forma. Como já passava das 19h, e estávamos com bastante fome - especialmente o pequeno, que já apresentava sinais de impaciência -, não esperamos muito, e comemos quentinha mesmo, acompanhada de molho ranch caseiro... comfort food total!

Quem testar, não esqueça de vir aqui me contar, hein?
Bom apetite, e até a próxima!

4 comentários:

  1. Meus dias também tem sido assim, Mari! Não tenho conseguido fazer metade das coisas que me proponho. Nessas horas precisamos de muita calma para sobreviver às pressões, mas com fé e vontade chegamos lá.
    Essa torta é realmente uma deliciosa opção para os dias de pressa , além de ser muito versátil pois permite recheios variados.
    Bj e ótima semana para você,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lylia, já passei por períodos de trabalhar 16 a 18 horas num dia, e mal e mal ter tempo para respirar. Ultimamente as coisas andavam mais calmas, mas esses ultimos dias têm sido novamente corridos!! É preciso mesmo paciência e equilíbrio para sobrevivermos à pressão do dia a dia, mas somos guerreiras, não é?
      Muito obrigada pelo carinho.. fico feliz por você ter gostado da torta, para os dias de pressa, realmente é uma ótima opção!!
      Bjo grande, e um fim de semana abençoado

      Mari

      Excluir
  2. Mari querida,
    Por aqui os meus dias também andam corrido, quase não tenho tempo nem de
    blogar com as amigas e visitar os blogs.
    A vida pessoal da gente é uma correria e a gente que tem casa e família tudo fica
    dobrado.
    Eu sou super fã das receitas, essa torta além de versátil é prática!

    Beijinhos, ótimo fds junto a sua família ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa querida,

      Pois é, a dois dias não tenho também tido tempo de blogar com as amigas! Eu também adoro as tuas receitas, qualquer hora, vai aparecer receitinha tua por aqui... adoro testar as receitas das amigas talentosas como você! :)
      Super obrigada pelo carinho e por sempre me deixar recadinhos tão queridos... adoro tuas visitas!
      Bjo grande, e um fds abençoado a você e toda a sua familia tbm

      Mari

      Excluir