segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Tirinhas de Carne com Brócolis

Durante a semana, meu dia a dia é bastante corrido: acordo as 5:30h da manhã (não sei se por força de hábito, posso dormir a hora que for, não consigo ficar na cama além das 6:00), já meio que pensando no almoço, pois como passo as manhãs no escritório do meu pai, o tempo para chegar aqui, preparar algo e dar almoço ao Albertinho que ele vá para a escola, é bem pequeno.

Então, aproveito o horário em que Albertinho e papai estão dormindo, e a casa está em silêncio, para pré-preparar o almoço. Assim, quando eu chego, no máximo em meia horinha, apronto algo fresquinho e bem gostoso!

Acho que já deu para perceber que adoro comidinhas com um toque oriental, e essa receita de "beef and brocoli" foi uma das mais fáceis e simples que já fiz. É muito parecida com a de um delivery de comida chinesa, que de vez em quando pedíamos, o China in Box. Mas, modéstia a parte, acho que ficou ainda melhor! Não se enganem pela simplicidade do prato: o sabor é maravilhoso, e com certeza será repetido aqui em casa por muitas e muitas vezes!!

Bem que tento fazer a famosa segunda sem carne, que tantas amigas fazem, mas confesso que todos aqui somos muito apegados à boa e velha carninha.. é bem complicado se desapegar de velhos hábitos, apesar de as vezes, ser necessário! :)

Tirinhas de Carne com Brócolis

Ingredientes:

- 2/3 de xícara de shoyu
- 1/2 xícara de caldo de carne (o meu é caseiro, sempre faço e tenho congelado)
- 1/4 de xícara de açucar mascavo
- 1/2 colher de chá de páprica doce defumada
- 1 colher de chá de gengibre ralado
- 1 colher de sopa de óleo de gergelim
- 2 dentes de alho picadinhos
- 1 colher de sopa cheia de amido de milho
- 500g. de filé mignon ou outra carne de sua preferência
- floretes de um brócolis ninja



Modo de Fazer:

- Faça uma marinada com o shoyu, caldo de carne, açúcar, páprica, gengibre, óleo de gergelim e alho. Coloque nela a carne cortada em tirinhas, e deixe por meia hora, aproximadamente (eu cortei a carne em tiras, fiz a marinada pela manhã, e deixei as tirinhas marinando na geladeira até a hora de voltar do trabalho).

- Coloque a carne e a marinada numa caçarola ou panela grande, e leve ao fogo médio por cerca de 20 minutos, para que as tirinhas cozinhem bem.

- Após esse tempo, dissolva o amido de milho em 1 xícara medidora de água, junte à carne, e junte também os floretes de brócolis, mexendo bem para envolver. Se necessário, coloque um pouco mais de água (eu precisei colocar mais 1/2 xícara, e mesmo assim, não ficou ralo, o amido de milho fez o molho engrossar novamente).

- Cozinhe por 15 minutinhos, até que o brócolis fique "al dente".

- Sirva imediatamente, com arroz branco.

O pequeno cozinheiro gostou tanto, que comeu todo o prato dele, e ainda comeu metade do prato do papai, que não havia percebido que eu já tinha servido o filhote! rsrsr

Simplesmente maravilhoso, e nível zero de dificuldade... espero que agrade a todos vocês, como agradou o pequeno cozinheiro e o papai, que é bem enjoado, e não gosta de qualquer coisa!!

Bom apetite a todos, e até a próxima!!

Um comentário:

  1. Hello, querida!
    Eu também acordo bem cedo, levando e logo vou fazer minhas atividades físicas.
    A melhor hora para praticar esportes é de manhã o meu corpo já acostumou.
    Não tem jeito o dia é corrido pra todo mundo, eu gosto, odeio ficar parada.
    Desde que vi o seu prato no insta fiquei com água na boca, o molho da carne
    ficou lindo, esse tipo de prato agrada a muitos paladares, perfeito!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderExcluir