sábado, 5 de novembro de 2016

Frango na crosta de amêndoas e parmesão com purê de batata e alho poró

Durante a semana, por conta da correria do dia a dia com trabalho, procuro fazer refeições mais simples e práticas, mas passo a semana toda pesquisando, lendo e vendo as experiências que posso fazer no final de semana.

Eu não me lembro exatamente onde encontrei esse franguinho, mas não é de hoje que tenho a receita guardada para testar. Como sábado é um dia de calma por aqui, decidi estreá-la no nosso almoço: um franguinho empanado numa crosta de amêndoas e parmesão, não poderia dar errado!!!

Quando me viu indo para a cozinha, Albertinho pegou seu avental e correu para ajudar. Como sempre, a preparação para o almoço foi uma deliciosa aventura, com meu gatinho separando ingredientes, lambuzando as mãos na crosta e empanando o franguinho, todo orgulhoso.

A receita original pede que o frango seja frito, mas como evito ao máximo frituras por aqui, achei que seria uma boa fazê-lo assado. Deu super certo, ficou muito crocante e gostoso, o pequeno comeu vários filézinhos sozinho!!

Como o frango fica bem sequinho, fiz um suculento purê de batata com alho poró para acompanhar, deixando o prato bem harmonioso e equilibrado. Para quem quiser dar uma inovada no franguinho de cada dia, aí está uma receitinha diferente, e super aprovada pela família aqui!



Frango na Crosta de Amêndoas e Parmesão:

Ingredientes:

- 600g. de sobrecoxa em filezinhos pequenos
- 30g. de farinha de amêndoas 
- 2 ovos
- 20g. de queijo parmesão ralado finamente
- sal e pimenta a gosto (não exagere muito no sal, pois o parmesão já é bem salgado)
- 1/4 de xícara de cebolinha picada
- 2 colheres de sopa de leite
- farinha de rosca q.b

Modo de Fazer:

1. Coloque os ovos, leite, farinha de amêndoa, parmesão, cebolinha, sal e pimenta no liquidificador, até que vire uma pasta. Reserve.

2. Coloque um filé de frango entre 2 pedaços de plástico e use um martelo de bater carne para aplainar uniformemente. Repita com todos os demais.

3. Coloque a farinha de rosca (ou panko) num prato raso.

4. Mergulhe um filé de frangos na pasta de amêndoas e parmesão e, em seguida empane na farinha de rosca, pressionando para cobrir. Acomode numa assadeira.

5. Repita o passo 4 com todos os filés de frango, e assim que estiverem todos empanados, leve à geladeira por 30 minutos. Enquanto isso, preaqueça o forno a 180º C.

6. Coloque a assadeira no forno, e asse por 30 a 40 minutos, virando o frango na metade do tempo para que fique bem douradinho dos dois lados.



Purê de Batata com Alho Poró

Ingredientes:

- 3 batatas grandes
- 1 talo de alho poró picadinho
- 1 dente de alho batidinho
- 1/2 xícara de leite
- 1/2 colher de sopa de manteiga

Modo de Fazer:

1. Descasque as batatas e coloque para cozinhar em agua fervente com 1 colher de sopa de sal, até que fiquem bem macias. 

2. Amasse-as com a ajuda de um garfo ou amassador, e reserve.

3. Numa panela, aqueça a manteiga até derreter, e coloque o alho e o alho poró, até que amoleçam e o alho doure. Adicione as batatas amassadas, e envolva bem. Mexa sempre, para não grudar na panela.

4. Coloque o leite, e misture bem até que fique homogêneo, e a mistura engrosse, ficando com consistência de purê.

5. Prove, e se necessário, corrija o sal.

6. Sirva imediatamente, acompanhando o franguinho da receita acima.

Um fim de semana maravilhoso a todos, com muitas aventuras gastronômicas!
Bom apetite, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário