terça-feira, 22 de novembro de 2016

Brownies clássicos

Não é novidade por aqui, que Albertinho é um chocólatra para lá de assumido. Adora doces no geral (formiguinha como eu), mas se tem coisa que o anima de verdade é ouvir a palavrinha mágica: chocolate. 

Pensando nisso, resolvi testar uma das várias receitas de brownie que tenho aqui guardadas. Confesso que ainda não consegui fazer um brownie que me deixasse completamente feliz: úmido, chocolatudo, e com aquela casquinha maravilhosa... acredito que ainda não tenha encontrado a receita perfeita, mas desistir, com certeza não está nos meus planos! ;)

Esse brownie que fizemos juntos ficou bastante gostoso, tanto que acabou no mesmo dia! Mas, a casquinha deu lugar a uma "espuminha"... não sei explicar direito. Além do mais, meu paladar infantil prefere algo um tiquinho mais doce. Esse aqui, feito com cacau e chocolate amargo, realmente não é! 

O sabor é ótimo, vale a tentativa, especialmente para que curte algo mais levinho. Mas... para mim,  pessoalmente, ainda falta alguma coisa. 

As experiências culinárias aqui, dando certo ou não, sempre valem super a pena. Eu e o pequeno nos divertimos horrores juntos, damos risada, cantamos, e fazemos as receitas dançando... ele adora misturar os ingredientes, mexer as panelas, e especialmente, colocar os dedinhos afoitos na mistura de chocolate para provar se está gostoso... nada bobo, esse meu mini chef! :)



Brownies Clássicos

Ingredientes:

- 185g. de manteiga em temperatura ambiente
-, 300g. de chocolate amargo (70% cacau ou mais)
- 3 ovos
- 1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo
- 3/4 xícara de farinha de trigo
- 1/3 xícara de cacau em pó
- 1 colher de chá de extato de baunilha
- 1 pitada de sal

Modo de Fazer:

- Aqueça o forno a 160º C.

- Unte uma forma quadrada (20 x 20 cm), forre com papel manteiga, e unte-o também. Aconselho a não pular este passo de jeito nenhum, senão, será impossível tirar o brownie da forma sem danificá-lo.

- Leve ao banho maria o chocolate e a manteiga, e mexa com uma colher de madeira, até que ambos derretam por completo e estejam bem incorporados.

- Misture numa tigela o açucar, farinha, cacau, baunilha, sal e ovos. Misturar até incorporar.

- Adicione a esta mistura o creme de chocolate, e misture novamente, até incorporar. Não bata demais, para evitar que a mistura pegue muito ar (você não quer um bolo fofinho, mas sim um brownie, mais denso).

- Leve ao forno, e asse por 30 minutos, ou até que dando uma leve sacudida na forma, o centro esteja firme (não se mexa, como gelatina).

- Retire do forno e deixe esfriar. 

- Corte em quadrados, e sirva em temperatura ambiente, com uma bola de sorvete de creme.

Bom apetite a todos, e até a próxima!


7 comentários:

  1. Com certeza deve ser divertido e animado cozinhar com quem a gente ama,né, Mari?
    Que maravilha de chef que é o Albertinho!
    Bj e um lindo dia,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lylia,

      Cozinhar com o Albertinho é sempre diversão garantida, uma aventura e tanto!!! :)
      Ele é uma graça de menino... sei q com 6 aninhos ainda é muito cedo para afirmar, mas quem sabe ele não se encontra na cozinha, né?
      Otimo dia para vc tbm, querida.
      Bjo grande,

      Mari

      Excluir
  2. Oi, Mari! Estamos realmente em sintonia! Hoje estava morrendo de vontade de chocolate. rs E gosto de coisas feitas com chocolate e não de comer o chocolate propriamente dito. rs

    Também estou sempre procurando uma receita nova de brownie para superar a receita que peguei no blog da Ana Elisa, o La Cucinetta. Algumas receitas também ficam com a "espuminha" e não faço ideia do porquê.

    Estava bisbilhotando seu blog e fiquei encantada com seu Saint Peter. Gente, estou precisando dum prato desse! Fiquei aguada!

    Beijos para você e o Chefinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita, olha só que coincidência!! rsrsrs... eu também gosto mais de doces que levem chocolate, do que o chocolate em si!
      Eu ainda não fiz a receita da Ana Elisa... mas vindo dela, certamente é imbatível, vou procurar e colocar na nada pequena to do list!! :)
      Fico muito feliz por vc ter gostado do Saint Peter... eu adoro um peixinho, e em 1 mês de blog, vi que ainda nao tinha nenhum por aqui!! Pode bisbilhotar a vontade, mi casa, su casa!!!!
      Super beijo a vc e os chocoranguinhos,

      Mari

      Excluir
  3. Oi Mari!
    Que maravilha que deve ser cozinhar com o pituco, não?! Cada receita é uma história, uma aventura.
    Para mim, qualquer coisa que envolva chocolate é bem vinda. Chocolate em forma de brownie então... <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jé,
      Ahhh é gostoso demais!! Se qualquer coisa era motivo para eu ir para a cozinha, imagine agora, com a melhor companhia???
      Eu também gosto muito de chocolate, mas prefiro doces que levem creme de confeiteiro / gemas (pavês, pudins, etc.)... já o Albertinho gosta de doces, mas se tiver chocolate, é onde ele se realiza... rs
      Bjo grande,

      Mari

      Excluir
  4. Mari querida,
    Você sabe que adoro as suas histórias e aventuras com o seu mini chef na cozinha, rs.
    O Albertinho sabe o que é bom, chocolate é sempre uma boa pedida e essa receita ficou
    com gostinho de quero mais, acompanhado de sorvete perfeito!

    Abençoado final de semana para você e sua família!
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir