sábado, 29 de outubro de 2016

Gnocchi de Batata e Parmesão


Há uma lenda italiana em que, todo dia 29 de cada mês, é o dia do gnocchi da sorte. É uma lenda bonita e muito interessante, que mostra que só temos a ganhar quando fazemos o bem e somos solidários com aqueles que precisam.

Para quem não conhece, esta lenda conta que São Pantaleão, num certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mas apesar disso, eles não se importaram em dividir o seu gnocchi com o andarilho, cabendo a cada um 7 massinhas. 

São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. 

Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro sob o prato, comer os primeiros sete pedacinhos em pé, fazer um pedido para cada um deles e depois, comer à vontade.

A simpatia é simples: coloca-se uma nota de qualquer valor sob o prato com nhoque. Pode ser dólar, real ou qualquer moeda estrangeira. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. Para cada nhoque, faça um pedido diferente. Depois, sente-se e saboreie o restante do prato, de preferência com um bom vinho italiano. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29.

Aproveitando a data, e a dupla cidadania da família aqui, eu e o pequeno fizemos juntos esse delicioso gnocchi de batata e parmesão. Nem preciso dizer o quanto ele adorou colocar a mão na massa, fazer as bolinhas e participar tão ativamente do prato. A receita, vocês conferem aqui em baixo!

Gnocchi de Batata e Parmesão
Ingredientes:
- 1 kg. de batata (usei asterix, que é mais seca)
- 100g. de queijo parmesão ralado
-  1 xícara de farinha de trigo
- 2 gemas
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de sal

Modo de Fazer:

1. Cozinhe as batatas com casca. Assim que estiverem cozidas, seque com papel toalha, descasque e passe pelo espremedor.

2. Junte os demais ingredientes, até que fique homogêneo. A massa vai ficar mole e pegajosa. É normal, não adicione mais farinha.

3. Unte as mãos com óleo, e com a ajuda de uma colher de chá, vá pegando a massa aos pouquinhos, e fazendo bolinhas.

4. Coloque água numa panela grande para ferver, e assim que estiver bem próximo da fervura, vá colocando as bolinhas dentro (não coloque tudo de uma vez, vá colocando aos poucos). Elas vão afundar.

5. Assim que começarem a subir, retire com uma escumadeira, e vá colocando as demais, sempre aos poucos. Proceda dessa forma até que toda a massa esteja cozida.

6. Sirva com o molho de sua preferência.

Aqui, servimos com um molhinho de tomate básico, aromatizado com tomilho.

Bom apetite a todos, e até a próxima!

2 comentários:

  1. Mari querida,
    Essa tradição eu faço sempre na minha casa, comemos nhoque com uma nota debaixo do nosso prato.
    Tudo que atraí fartura, saúde e prosperidade é comigo mesma, rsrs.
    Delícia de gnocchi, a foto ficou linda!

    Beijinhos, abençoada semana ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, temos feito aqui também, não é todo dia 29, mas quando eu lembro fazemos! Agora com o blog voltado para cozinha, fica mais fácil de lembrar, né? rsrsrs...
      Obrigada pelo carinho flor, adoro suas visitas e seus recadinhos!
      Bjs,

      Mari

      Excluir