domingo, 23 de outubro de 2016

Domingo gostoso na casa dos sogros com bolinho de iogurte com blueberries

Pelo menos de 15 em 15 dias vamos aos domingos almoçar e passar a tarde na casa dos meus sogros... Albertinho adora o contato com os avôs, os tios e o priminho, e esses momentos em família são deliciosos e recheados de muita harmonia e diversão. 

Minha sogra, que é uma querida, sempre prepara comidinhas deliciosas, e quando não levamos nada, ficamos até sem jeito, e não gostamos de abusar da hospitalidade deles. Então, eu procuro retribuir, e sempre levo alguma coisa, para ajudar com o almoço ou o café da tarde.

Desde que encontrou meus livros de culinária infantil, Albertinho cismou com um bolo de mirtilos (blueberries), e está a mais de semana me pedindo para fazer... como ontem a noite minha sogra telefonou, nos convidando para o almoço, vi a oportunidade perfeita para matar dois coelhos com uma cajadada só: as lombriguinhas afoitas do meu filhote, que queria porque queria fazer um bolo de blueberries, e um belo e gostoso quitute para o chá da tarde em família. 

Hoje cedo, quando fui separar os ingredientes e fazer o "mis en place", vi que não tinha alguns ingredientes do bolo que o Alberto queria fazer... mas decepcioná-lo, estava literalmente fora dos meus planos. Eu tinha na geladeira um potinho de iogurte natural, a 2 dias da data da validade, e todos os ingredientes de um outro bolo de blueberries que já fiz inúmeras vezes (receita da minha querida amiga Cris).


Minha decisão não poderia ter sido mais acertada: como o preparo do bolo é bem tranquilo (só misturar os ingredientes com uma colher de madeira), deixei meu pequeno fazer praticamente tudo sozinho: desde colocar os ingredientes na tigela, até bater a massa, com suas mãozinhas pequenas, afoitas, e um tanto quanto desajeitadas. 

A carinha de satisfação e  o brilho nos olhos dele, ao ver pronto o bolo que preparou com tanto carinho, para o chá da tarde na casa dos avós, é inenarrável.  Ele fez questão de levar o bolo nas mãozinhas, e quando meu sogro abriu nos abriu a porta, falou todo orgulhoso: - Vovô, fiz um bolo para vocês!

Todos super aprovaram o bolo do gatinho, que acabou em poucos minutos. Alberto voltou para casa realizado e feliz da vida, e assim que chegamos, a primeira coisa que fez foi dizer: - Mamãe, podemos fazer um bolo de chocolate? Mas... esse será assunto para daqui a alguns dias!

Blueberry Yogurt Cake (Bolo de Iogurte com Blueberries)
Receita do fantástico From Our Home to Yours, da querida Cris

Ingredientes:

1. 1 xícara de açucar
2. 2 xícaras de farinha de trigo
3. 1 colher (sopa) de fermento em pó
4. 1 xícara de iogurte natural
5. 1/2 xícara de óleo
6. 1 pitada de sal
7. 4 ovos 
8. 1/2 colher de chá de baunilha (usei 1 colher de sopa de essência de baunilha)

Modo de Fazer:

1. Preaqueça o forno a 200ºC, unte e enfarinhe uma forma redonda (a nossa tinha 20cm de diâmetro).

2. Numa tigela, misture os ingredientes secos. Acrescente os demais ingredientes, mexa, e por último, acrescente as blueberries.

3. Leve para assar, por cerca de meia hora (o nosso levou 35 minutos).


 A Cris deu algumas dicas muito bacanas aqui, que vou repassar:

* No lugar da xícara medidora, use o próprio copinho do iogurte, e meça tudo com ele.
* Ela decorou o bolo lindo dela com açúcar de confeiteiro, polvilhado sobre um estêncil, desses encontrados em lojas de artesanato. O nosso bolo não levou decoração, pois além de estar muito calor íamos sair com ele de carro, e eu fiquei com medo que o balanço fizesse a cobertura de açucar de confeiteiro virar uma melequeira só.
* Tanto o bolo da Cris como o meu ficaram bem amarelinhos, pois ambas usamos ovos caipiras (os  meus, além de caipiras, são orgânicos).



E eu tenho também uma dica para vocês, caso queiram tentar: este bolo também fica delicioso com creme de leite batido, cobertura de cream cheese, ou uma calda feita com as blueberries (quase em ponto de geléia). Ou, sem cobertura nenhuma, como fiz dessa vez.. esse bolo é tão gostoso, que não precisa de cobertura para brilhar!

É isso queridos! 
Bom apetite, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário